Você ligado na notícia

Domingo, 21 de abril de 2024
informe o texto

Notícias Economia

BOOM ECONÔMICO

Pesquisa destrincha crescimento econômico de Mato Grosso com exportações do agronegócio

Pesquisa destrincha crescimento econômico de Mato Grosso com exportações do agronegócio

Foto: Divulgação

O crescimento econômico e as exportações no Estado de Mato Grosso foi o tema e o objeto de pesquisa científica da advogada e mestra em Economia, Adriane do Nascimento. Em sua pesquisa, há evidências que o crescimento econômico ocorrido no território mato-grossense se deu através da retroalimentação, o fenômeno da bi-causalidade, entre as variáveis econômicas Produto Interno Bruno (PIB) e exportações. No período de sua pesquisa de mestrado (1990 a 2021) o Estado teve grande destaque pelo seu “boom” de crescimento.

Por meio das exportações, o Brasil se inseriu no comércio internacional como um potencial exportador de commodities agrícolas. Em nível estadual, Mato Grosso apresentou diversas estratégias de crescimento do sistema de agronegócio ao longo de sua história, alcançando volumes recordes, fazendo do Brasil central um caso de sucesso no comércio em âmbito internacional.

Esta é a conclusão da pesquisa de mestrado feita pela advogada mato-grossense Adriane do Nascimento, parece simples de compreender, mas essa dinâmica econômica tem muitos meandros e é por isso que a pesquisa dela tem despertado interesse internacional.

“Minha intenção foi investigar as hipóteses de crescimento econômico entre o período compreendido de 1990 e 2021. O que ficou evidenciado através dos dados de PIB de Mato Grosso e dados de exportações estudados é que o crescimento econômico impulsiona as exportações, assim como as exportações impulsionam o crescimento econômico. Ou seja, há uma relação de retroalimentação entre essas duas variáveis", revela a pesquisadora.

Devido ao destaque que Mato Grosso tem pelo seu desenvolvimento econômico, ela acaba de obter seu trabalho científico aprovado para apresentar os resultados de seus estudos em um dos maiores eventos sobre Direito e Economia da América Latina, que será realizado de 16 a 18 de novembro, em Brasília, o 9th Latin American Workshop in Law and Economics, LAWLE 2023 (9º Workshop Latino-americano em Direito e Economia LAWLE 2023).

“Em termos de implicações de políticas, há uma sinalização à adoção de estratégias do aumento do volume de exportação, criar políticas públicas e condições favoráveis ao setor exportador, com o objetivo de garantir a competividade mato-grossense com o mercado internacional. Os resultados da pesquisa demonstram a importância em se promover e, sobretudo, implementar políticas destinadas à expansão das exportações”.

Adriane destaca que soja, algodão, milho e carnes são os principais produtos mato-grossenses de exportação em Mato Grosso, mas a lista é grande. Destaca ainda que o entendimento da relação entre crescimento do PIB estadual e crescimento das exportações estaduais é de fundamental importância para que o caso de sucesso do Mato Grosso possa ser replicado em outras localidades. Prescrições de política econômica que busquem o crescimento econômico serão diferentes dependendo do tipo de causalidade existente entre PIB e exportações.

O Workshop Latino-Americamo em Direito e Economia surgiu a partir da constatação de que é preciso fomentar o desenvolvimento da América Latina para contribuir com o fortalecimento das instituições e da interação entre os países da região. Tradicionalmente reúne pesquisadores de excelência em diversos temas da Economia e do Direito.

É uma iniciativa de quatro grandes instituições de ensino da América Latina. A Universidade de Brasília (UnB), que nesta 9ª edição está responsável por organizar o evento; a Universidad Católica de Chile; o Instituto Autônomo de Tecnologia do México (ITAM) e a Universidade de Los Andes da Colômbia.
 
Sitevip Internet