Você ligado na notícia

Sábado, 26 de abril de 2025
informe o texto

Notícias Geral

Shopping Popular possui todos os projetos aprovados e exigidos pelo corpo de bombeiros e alvará válido até 2025

A Associação ainda possui mais de 25 colaboradores com certificado de brigadistas e primeiros socorros

Shopping Popular possui todos os projetos aprovados e exigidos pelo corpo de bombeiros e alvará válido até 2025

Foto: reprodução

Em entrevista ao Notícias ON, o Shopping Popular de Cuiabá apresentou o alvará de bombeiro vigente, válido até 2025, junto o atestado de brigadista realizado por mais de 25 colaboradores em dezembro de 2023. Ambos comprovam que o estabelecimento estava de acordo com as normativas exigidas pelos órgãos competentes de combate a incêndio.

O vice presidente, Sivaldo Francisco de Oliveira, esclarece dúvidas corriqueiras da população quanto aos meios de combate a incêndio dentro do estabelecimento.

1 - Quais os principais meios de combate incêndio que foram exigidos ao Shopping Popular? 

Os principais são: Brigada de incêndio, hidrantes, adequação de extintores, Blocos de luminárias de emergência, Acionamento de sirenes de emergência, sinalização de saídas de emergência. Tudo isso o Shopping tinha e estavam em pleno funcionamento. 

2 -Qual o motivo para não ter os Sprinklers instalados? 

Esse sistema de sprinklers quando foi feito a obra do Shopping Popular não foi exigido. Todo nosso sistema de combate a incêndio foi aprovado pelos bombeiros. Se tivessem solicitado esse sistema em específico, com toda certeza teríamos colocado, se não, nem teria sido aprovado o projeto. 

3- O Shopping Popular tem funcionários habilitados para combate a incêndio? 

Sim, recentemente, mais de 25 colaboradores do Shopping Popular passaram por treinamento de brigadistas e primeiros socorros, inclusive eu participei do curso e tenho certificado. 

4- O alvará foi emitido final de 2023 com validade até 2025, teve toda a vistoria in loco por parte do corpo de bombeiros? O senhor acompanhou essa vistoria?

Sim, eu acompanhei tudo, foi feito toda uma vistoria pelo corpo de bombeiros, eles foram até o Shopping fizeram as vistorias, foi pedido uma ou outra alteração, rapidamente, chamamos os prestadores de serviço qualificado, fizeram a alteração exigida, acompanhados pelos bombeiros e quando finalizou, já recebemos nosso alvará. 

5- Sobre as sirenes de incêndio, todas estavam funcionando?

Sim, todas estavam em pleno funcionamento e também foram testadas na vistoria.

6- Por qual motivo os brigadistas do Shopping não entraram em ação para conter o fogo?

O incêndio aconteceu de madrugada, por volta das 2:50 a 3h da manhã, neste horário tínhamos apenas um segurança no local, que mesmo capacitado, não conseguiu conter as chamas. 

7 – Os bombeiros foram até o local, mas infelizmente não conseguiram conter as chamas. Eles usaram os hidrantes que tinham no Shopping?

Quando eu cheguei no local, o fogo já estava muito alto e em vários pontos, mas conversando com o pessoal que estava no local primeiro que eu, disseram que o fogo estava muito grande e parece que não tiveram acesso a parte interna do prédio, que acredito até mesmo que foi por questão de segurança. Não sei dizer se usaram os hidrantes do local.

A entrevista foi realizada neste domingo (28) com o vice presidente do Shopping Popular, Sivaldo Francisco de Oliveira. 

O Notícias ON se solidariza com a tragédia que aconteceu no último dia 15/07 no Shopping Popular de Cuiabá.
 
Sitevip Internet