A MetSul Meteorologia emitiu um alerta para uma onda de calor excepcional que deve afetar grande parte do Brasil durante a primeira quinzena de setembro. O estado mais impactado será o Mato Grosso, localizado no epicentro de uma grande cúpula de calor que se estende por Paraguai, Bolívia e estados vizinhos como Mato Grosso do Sul.
Os termômetros podem registrar temperaturas extremas de 43ºC a 45ºC, e possivelmente até mais altas em alguns locais, especialmente no Mato Grosso. A capital do estado, Cuiabá, enfrentará máximas superiores a 40ºC na maioria dos dias, com temperaturas à tarde variando entre 42ºC e 44ºC, podendo alcançar até 45ºC. Esses números estão próximos dos recordes históricos de temperatura no Brasil.
A previsão sugere que este evento pode quebrar recordes mensais e, em algumas cidades, até recordes absolutos de temperatura. Em Cuiabá, por exemplo, o recorde atual é de 44,2ºC, registrado em 19 de outubro do ano passado, e há uma chance significativa de que esse recorde seja superado durante este episódio de calor extremo.
O alerta vermelho leva em conta ainda a baixa umidade do ar, que ficará abaixo dos 12% na Capital do Estado.
Mato Grosso tem 200 mil habitantes a mais do que em 2022, segundo IBGE
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.